O Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas e os Processos Cognitivos Superiores

  • Edna Maura Zuffi
  • Lourdes de la Rosa Onuchic
Palabras clave: Aprendizagem de Matemática

Resumen

Neste trabalho apresentamos uma experiência de prática contínua da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas, em uma escola  pública do Ensino Médio, no Brasil. Apresentamos dados coletados em observações filmadas em sala de aula e através de entrevistas com a professora parceira. Concluímos pela viabilidade de tal metodologia para a realidade cultural das salas de aula de nossas escolas públicas, com melhorias no que diz respeito à aprendizagem dos alunos e o favorecimento de aspectos metacognitivos, ligados a processos mentais superiores.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Edna Maura Zuffi

Professora Doutora do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC, da Universidade de São Paulo - USP, em São Carlos, Brasil.

Lourdes de la Rosa Onuchic

Professora Doutora Aposentada do ICMC, USP - São Carlos e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Departamento de Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Publicado
2007-09-30
Cómo citar
Zuffi, E. M., & de la Rosa Onuchic, L. (2007). O Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas e os Processos Cognitivos Superiores. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 3(11). Recuperado a partir de http://revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/1244
Sección
Artículos
Recibido 2022-08-18
Publicado 2007-09-30