Materiais Curriculares Educativos sobre Modelagem Matemática e a recontextualização pedagógica operada por professores iniciantes
Resumo
Neste artigo, nosso objetivo foi analisar a recontextualização de materiais curriculares educativos sobre modelagem matemática operada por professores iniciantes nas práticas pedagógicas. Para analisar tal propósito, utilizamos conceitos da teoria de Basil Bernstein. Os dados referentes à pesquisa qualitativa foram coletados por meio da observação, entrevistas e analise documental em dois contextos: Os resultados apontaram quatro princípios que orientaram os professores no deslocamento dos textos dos materiais curriculares educativos sobre modelagem matemática: o interesse e o envolvimento dos estudantes; o conteúdo da grade curricular; a estrutura do material curricular e a relação entre sujeitos na prática pedagógica.
Esses princípios referem-se à s decisões dos professores ao implementarem o ambiente de modelage.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2013 Maiana Santana da Silva; Jonei Cerqueira Barbosa; Andréia Maria Pereira de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.published## 2013-06-20