Resolução de desigualdades com uma incógnita: uma análise de erros

  • Tânia M. M. Campos
  • Vera Helena Giusti de Souza
Palabras clave: análise de erros

Resumen

Pedimos, a um grupo de ingressantes de um curso de Matemática-Licenciatura, que resolvessem algumas desigualdades algébricas, deixando registrados os passos da resolução. Analisamos as respostas, buscando identificar se dominavam aspectos formais, algorítmicos e intuitivos, conforme Fischbein (1993). Nenhum deles mostrou conhecer os aspectos formais; mais de 50% não dominava os aspectos algorítmicos e usava apenas os intuitivos. Entendemos que uma abordagem funcional gráfica, portanto não estritamente algébrica, pode auxiliar a aprendizagem da resolução algébrica de desigualdades.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Tânia M. M. Campos

Nascida em Salvador, Bahia, Brasil, Bacharel e Doutor em Matemática pela PUC/SP, atualmente como bolsista de estágio pós-doutoral da CAPES, na Universidade de Oxford, processo BEX 3458/06-7. Trabalhou na PUC/SP e agora está vinculada à Pós-graduação da UNIBAN/SP como coordenadora do grupo de Pós-graduação em Educação Matemática. Tem vários trabalhos publicados, principalmente relacionados às estruturas multiplicativas de Gerard Vergnaud.

Vera Helena Giusti de Souza

Nascida em São Paulo, SP, Brasil, licenciada e mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo, atualmente terminando tese de Doutorado em Educação Matemática pela PUC/SP. Trabalhou no IMEUSP e na PUC/SP e agora está vinculada à Pós-graduação da UNIBAN/SP. Tem vários trabalhos publicados, principalmente relacionados aos assuntos função e resolução de desigualdades.

Publicado
2008-06-25
Cómo citar
Campos, T. M. M., & Giusti de Souza, V. H. (2008). Resolução de desigualdades com uma incógnita: uma análise de erros. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 4(14). Recuperado a partir de https://revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/1193
Sección
Artículos
Recibido 2022-08-17
Publicado 2008-06-25