Análise e classificação de erros na resolução de uma prova de Olimpíada Matemática

  • Maria Madalena Dullius
  • Marli Teresinha Quartieri
  • Virginia Furlanetto
Palabras clave: Olimpíada Matemática

Resumen

O presente trabalho é resultado de uma investigação realizada pelo grupo de trabalho “Tecnologias no Ensino2 ”, que integra a equipe de pesquisa “Metodologias para o ensino de Ciências Exatas”, desenvolvida no Centro Universitário UNIVATES, em Lajeado/RS. A ação aqui explicitada refere-se à análise dos tipos de erros cometidos por estudantes do Ensino Médio do Vale do Taquari, na resolução das provas da 11ª Olimpíada Matemática da UNIVATES (OMU).

Descargas

Biografía del autor/a

Maria Madalena Dullius

Professora do Centro Universitário UNIVATES Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1993), Mestrado em Matemática Aplicada pela UFRGS (2001) e Doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos-Espanha (2009). Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES, atuando nos cursos de graduação (Engenharias e Ciências Exatas) e no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática e uso de tecnologias no ensino da Matemática.

Marli Teresinha Quartieri

Professora do Centro Universitário UNIVATES Possui graduação em Ciências - Licenciatura de 1º Grau pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1989), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998) e mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutoranda em Educação na Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES, na área de Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino-aprendizagem, etnomatemática, ambientes informatizados e olimpíadas.

Virginia Furlanetto

Mestranda em Ensino de Ciências Exatas no Centro Universitário UNIVATES. Possui graduação em Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES (2010). Atualmente é mestranda em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES, bolsista CAPES e atua principalmente nos seguintes temas: uso de tecnologias no ensino da Matemática e estudo das provas de avaliação do ensino da Matemática.

Publicado
2012-12-14
Cómo citar
Dullius, M. M., Quartieri, M. T., & Furlanetto, V. (2012). Análise e classificação de erros na resolução de uma prova de Olimpíada Matemática. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 8(32). Recuperado a partir de https://revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/822
Sección
Artículos
Recibido 2022-06-28
Publicado 2012-12-14