Concepções sobre Identidade do Professor de Matemática: Portugal e Países Francófonos

  • Lênio Fernandes Levy
  • Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
  • Tadeu Oliver Gonçalves
Palabras clave: Professor de Matemática

Resumen

Este artículo es una descripción de una literatura en la que trataban de localizar y estudiar textos portugueses y en la lengua francesa que se ocupan, directa o indirectamente, del tema de la “identidad del profesor de Matemáticas”. La Idea central era reunir, en un solo artículo, las opiniones de los autores sobre el tema mencionado y tratar de ver las recurrencias (entre estos autores / investigadores) de aspectos relacionados con la identidad en el foco.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Lênio Fernandes Levy

Possui Graduação em Matemática (Licenciatura) pela UFPA (1987-1990), Especialização em Educação Matemática pela UEPA (2000-2001) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela UFPA (2002-2003). Atualmente, é Professor Assistente I do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA. É também doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do IEMCI / UFPA. Tem experiência em Matemática e em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) Modelagem Matemática no Ensino; (ii) Educação Matemática e Paradigma Epistemológico da Complexidade; (iii) Formação de Professores de Matemática.

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (2009), concluiu o mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pelo mesmo programa (2004); Especializou-se em Educação e Problemas Regionais e Graduou-se em Pedagogia pela UFPA (1999). Atualmente é professora de ensino superior, Assistente III na Universidade Federal do Pará (IEMCI). Tem experiência profissional no campo da formação inicial e continuada de professores de matemática e ciências, com ênfase em projetos de trabalho, currículo, planejamento e processos de aprendizagem mediados por computador.

Tadeu Oliver Gonçalves

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ desde agosto de 1976, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR ASSOCIADO I. É docente Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências em Matemática – Mestrado e Doutorado – do IEMCI (Instituto de Educação Matemática e Científica) da UFPA. Tem experiência na área de Educação Matemática, e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, história da matemática e ensino da matemática.

Publicado
2012-09-30
Cómo citar
Fernandes Levy, L., Cardoso Gerhardt Manfredo, E., & Gonçalves, T. O. (2012). Concepções sobre Identidade do Professor de Matemática: Portugal e Países Francófonos. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 8(31). Recuperado a partir de https://revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/838
Sección
Artículos
Recibido 2022-06-30
Publicado 2012-09-30