Enseñanza aprendizaje en la producción de una actividad-matemática-com-video

Palabras clave: Ciberformación, Yotube, Tecnologías digitales, Formación de profesores

Resumen

Este artículo presenta un extracto de una investigación más amplia que investigó la experiencia docente en un curso de formación centrado en el trabajo con videos y basado en el concepto de Cyberformación. Con esto, nuestro objetivo es identificar y comprender la enseñanza aprendizaje situada en un episodio que aborda el movimiento de elaboración de una actividad-com-video desarrollada por un grupo de participantes del curso, que se presentan en forma de narrativa analítica. Como resultado, destacamos el aprendizaje como transformación de ideas y concepciones sobre el trabajo con videos, el aprendizaje como pertenencia al grupo de trabajo y como participación y cómo hacer una actividad-con-video.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Marília Franceschinelli de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Professora de Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Hortolândia, atuando na Educação Básica, Superior e Formação de Professores. Graduada em Matemática Aplicada e Computacional (2005) e em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2008), Mestra em Matemática pelo Programa em rede nacional - PROFMAT (2014), realizado na Unicamp e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, pelo PECIM, Unicamp (2022). Possui experiência na docência do Ensino Fundamental Anos Finais, Médio e superior, e em projetos interdisciplinares e de educação não-formal. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (GPEMATEC-IFSP), do Grupo de Pesquisa PECIMAT: Tecnologias Digitais em Educação Matemática (UNICAMP), do Grupo de Sábado (GdS), da Unicamp, e do Grupo de Pesquisa P3RMITA-SE2: Pesquisas em Resistência, Responsabilidade e Respeito, matematicamente incluindo as Tecnologias e a Aprendizagem-Situada em Espaços-Educativos (UFRGS). Atualmente leciona para o Ensino Médio e Licenciatura em Matemática, além de desenvolver curso de extensão de formação continuada voltada ao trabalho com tecnologias digitais.

Samuel Rocha de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - BRASIL

Professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas no departamento de Matemática Aplicada desde 1996. Bacharel (1983) e mestre (1986) em Física pela Universidade de Brasília e Ph.D.(1992) in Physics pela University of Texas at Austin. Tem pesquisa em Física-Matemática e tem atuado também na área de Educação Matemática e de Divulgação Científica, principalmente nos seguintes temas: recursos didáticos digitais, objetos de aprendizagem, aprendizagem de matemática em multimídia digital, produção de programas de áudio e vídeo e tecnologias no ensino de matemática.

Citas

Barros, A. P. R. M. (2019). Práticas culturais (re)constituídas quando aulas de Matemática são mediadas pela internet em um ambiente híbrido. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, SP, Brasil.

Clandinin, D. J., & Connelly, F. M. (2011). Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia, MG: EDUFU, 2011.

Cristóvão, E., & Fiorentini, D. (2018). Eixos para analisar a aprendizagem profissional docente em comunidades de professores. UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 52, 11-33.

Dantas, D. M. (2015). A Criatividade Tecnológica na Construção de Atividades com Professores de Matemática em Cyberformação. (Dissertação de Mestrado), Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil.

Fiorentini, D. (2020). Formação de professores de e que ensinam matemática: o que necessitamos fazer Hoje para melhorar o Amanhã. In I Conferência Virtual CIEspMat. Canal do CIEspMat no YouTube. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=91dUsvus7wI.

Lave, J., & Wenger, E. (1991). Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge University Press.

Lopes, C. E. (2008). O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cadernos Cedes, 28, 57-73.

Mussato, S. (2016). Cyberformação com Professores de Matemática a Distância: horizontes que emergem de diferentes contextos culturais. (Tese de Doutorado), Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil.

Nunes, J. A. (2011). Design instrucional na Educação Matemática: trajetória de um professor de matemática que elabora atividades sobre Funções trigonométricas com a calculadora HP 50g. (Dissertação de Mestrado). Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil.

de Oliveira, L. M. C. P., & Cyrino, M. C. D. C. T. (2019). Ações de uma formadora no desenvolvimento da agência profissional de professoras de uma Comunidade de Prática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 21(2), 513-538.

Pazuch, V. (2014). Cyberformação semipresencial: a relação com o saber de professores que ensinam matemática. 2014. (Tese de Doutorado), Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil.

Rosa, M. (2008). A Construção de identidades online por meio do Role Playing Game: relações com o ensino e aprendizagem de matemática em curso à distância. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, SP, Brasil.

Rosa, M. (2015) Cyberformação com professores de Matemática: interconexões com experiências estéticas na cultura digital. In Rosa, M., Bairral, M. A. & Amaral, R. B. (Orgs). Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. (pp. 57-96). São Paulo: Editora Livraria da Física.

Rosa, M. (2022). Cyberformação com professories de matemática: a compreensão da héxis política à pedagogia queer. In Esquincalha, A. C., Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática: tensionamentos e possibilidades (pp. 206-246). Brasília, DF: SBEM.

Rosa, M., & Dantas, D. M. (2020). Criatividade tecnológica: um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação. Zetetike, (28), 1-21.

Seidel, D. J. (2013). O professor de Matemática Online percebendo-se em Cyberformação. (Tese de Doutorado). Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil.

Skovsmose, O. (2000). Cenários para Investigação. Tradução: Barbosa, C. J. Bolema, 13(14).

Souza, M. F. (2021). Aprendizagens docentes de uma professora durante um processo de Cyberformação com vídeos do Youtube. In Anais do VIII Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, (pp. 1215-1230). Uberlândia, MG, Brasil.

Souza, M. F. (2022). Cyberformação e vídeos digitais no ensino de matemática: trajetórias de aprendizagem docente. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Souza, M. F., & Rosa, M. (2021). Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática: em busca de uma educação matemática libertadora. Educação Matemática em Revista, 27(71), 72-95.

Vanini, L. (2015). A Construção da Concepção da Cyberformação por Professores e Tutores de Matemática Online na Formação Continuada e na sua Prática: uma análise bourdieana. (Tese de Doutorado). Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil.

Vilas Boas, J., & Barbosa, J. C. (2016). Aprendizagem do professor: uma leitura possível. Ciência & Educação (Bauru), 22, 1097-1107.

Wenger, E. (1998). Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge university press.

Publicado
2023-04-28
Cómo citar
Franceschinelli de Souza, M., & Rocha de Oliveira, S. (2023). Enseñanza aprendizaje en la producción de una actividad-matemática-com-video. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 19(67). Recuperado a partir de https://revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/982
Recibido 2022-07-22
Aceptado 2022-11-20
Publicado 2023-04-28