Aprendizagens de professores de matemática em um grupo colaborativo

  • Thiago Viana Lucena
  • Jonei Cerqueira Barbosa
Palavras-chave: Participação, Grupos Colaborativos, Aprendizagem Docente, Perspectiva Situada

Resumo

Este artigo refere-se a um recorte de uma dissertação. A pesquisa qualitativa objetivou compreender as aprendizagens de professores de Matemática em um grupo colaborativo, por meio de seus relatos. Essa compreensão foi realizada sob a ótica da Perspectiva Situada da Aprendizagem, conforme apresentada por Etienne Wenger. De modo geral, dentre os resultados alcançados, destacamos que as aprendizagens docentes relacionam-se: ao discurso utilizado nas reuniões do grupo; ao compartilhamento do repertório referente à prática empreendida; ao papel ativo do professor perante as tomadas de decisões em relação às suas ações na prática desenvolvida pelo grupo colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Thiago Viana Lucena

Licenciado em Matemática – UFBA. Pós-graduado em Educação Matemática – UCSAL. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) – UFBA/UEFS. Atualmente é Professor de Matemática na Rede Estadual da Bahia e na Rede Municipal de Salvador.

Jonei Cerqueira Barbosa

Doutor em Educação Matemática – UNESP. Atualmente é Professor em programas de pós-graduação na UFBA.

Publicado
2016-09-01
Como Citar
Lucena, T. V., & Barbosa, J. C. (2016). Aprendizagens de professores de matemática em um grupo colaborativo. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 12(47). Obtido de https://revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/542
Secção
Artículos
##plugins.generic.dates.received## 2022-03-18
##plugins.generic.dates.published## 2016-09-01