Concepção de uma situação de aprendizagem para a compreensão do derivado

  • María del Socorro García González
  • Dolores Flores Crisólogo
Palavras-chave: Derivada, Variação, Estudantes universitários

Resumo

Expomos a concepção e a experimentação de uma situação de aprendizagem para o ensino de derivada para estudantes iniciantes universitários, inscritos na Universidade Autónoma de Guerrero, México.
Este trabalho é motivado pela detecção de um problema específico em um curso de cálculo diferencial: um número significativo de alunos raramente entende esse conceito. Por esta razão, decidimos ajudá-los a melhorar a sua compreensão do conceito derivada. Para desenvolver a situação de aprendizagem são tomados como diretrizes: a variação e a transição entre os registros de representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

María del Socorro García González

Originaria de Oaxaca, México.
Actualmente es estudiante del programa de doctorado en matemática Educativa, del Cinvestav, México. Ha escrito artículos sobre la didáctica del cálculo y el dominio afectivo, líneas de investigación en las que actualmente trabaja.

Dolores Flores Crisólogo

Originario de Guerrero, México. Profesor e investigador del posgrado de Matemática Educativa de la Universidad Autónoma de Guerrero (UAGro). Trabaja en la línea de investigación relativa a los estudios sobre el pensamiento y lenguaje variacional.

Publicado
2016-06-01
Como Citar
García González, M. del S., & Flores Crisólogo, D. (2016). Concepção de uma situação de aprendizagem para a compreensão do derivado. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 12(46). Obtido de https://revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/560
Secção
Artículos
##plugins.generic.dates.received## 2022-03-22
##plugins.generic.dates.published## 2016-06-01