Jogos, interações sociais e aprendizado

  • Neiva Ignês Grando
  • Andréa Damasceno Raupp
Palavras-chave: Educação Matemática, Jogos, Interação social

Resumo

O jogo faz parte do nosso contexto cultural e vem ocupando cada vez mais o espaço escolar como uma das tendências a serem incorporadas nas propostas pedagógicas. Em razão do potencial dessa tendência, procuram-se respostas para o seguinte questionamento: Que modalidades de interação podem ser proporcionadas pelo jogo para promover o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes? Este texto apresenta parte de uma pesquisa, tendo por objetivo analisar as interações em situações de jogo no processo ensino-aprendizagem de matemática.
Considerando o processo interativo, mediado pela linguagem, como determinante para o aprendizado, a análise foi realizada com base na teoria histórico-cultural, permitindo identificar que as diferentes situações proporcionaram o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Neiva Ignês Grando

Mestre em Psicologia Cognitiva – Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Instituto de Ciências Exatas e Geociências e do Programa de Pósgraduação em Educação da  niversidade de Passo Fundo/RS/Brasil.

Andréa Damasceno Raupp

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professora da escola Redentorista Instituto Menino Deus – Passo Fundo/RS/Brasil.

Publicado
2013-12-20
Como Citar
Ignês Grando, N., & Damasceno Raupp, A. (2013). Jogos, interações sociais e aprendizado . UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 9(36). Obtido de https://revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/758
Secção
Artículos
##plugins.generic.dates.received## 2022-06-15
##plugins.generic.dates.published## 2013-12-20