O ensino do conceito de número: uma leitura com base em Davydov

  • Josélia Euzebio da Rosa
  • Ademir Damazio
Palavras-chave: Davydov

Resumo

O presente artigo analisa as proficuidades ao inserir as proposições de Davydov escola brasileira. Delimita-se ao ensino do conceito de número, com o envolvimento de quarenta e oito estudantes - entre cinco e sete anos - do primeiro e segundo ano do ensino fundamental. Foca-se o desenvolvimento, pelos alunos, de um sistema de tarefas, com base nos princípios davydovianos de que, desde a entrada da criança na escola, o ensino do número deve contemplar a idéia de medida, isto é, de número real, sem tricotomizar as significações aritméticas, geométricas e algébricas.
Evidenciou-se que os estudantes desenvolvem raciocínios que expressam a interrelação das três significações mencionadas, organizados num movimento que segue do geral ao particular, próprio do pensamento teórico numérico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Josélia Euzebio da Rosa

Doutoranda do PPGE da Universidade Federal do Paraná com bolsa do CNPq. Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: Uma Abordagem Histórico-Cultural (GPEMAHC) e Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe).

Ademir Damazio

Professor do PPGE da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: Uma Abordagem Histórico-Cultural (GPEMAHC) e Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe). Endereço: Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Publicado
2012-06-15
Como Citar
da Rosa, J. E., & Damazio, A. (2012). O ensino do conceito de número: uma leitura com base em Davydov. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 8(30). Obtido de https://revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/857
Secção
Artículos
##plugins.generic.dates.received## 2022-07-05
##plugins.generic.dates.published## 2012-06-15